Imaginário das Artes

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nilani Goettems

A curiosidade foi o que sempre me motivou, desde criança. Assim que me formei, estudei Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluído em 1999. Comecei a trabalhar com fotografia documental e fotojornalismo. Foi um portal para saciar um pouco desta curiosidade dentro de mim: através dela, realizo meu trabalho em diferentes lugares, conheço sempre novas pessoas e diferentes personalidades… Histórias que ajudam a criar a minha história também.


Admiro o papel de cunho social da fotografia, aquele que mostra a realidade, as cidades, suas pessoas e suas peculiaridades, e isso me levou ao fotojornalismo, onde atuo até hoje como freelancer. Como a arte me encanta, produzo imagens para espetáculos, teatro, dança e shows. A direção de pessoas é um desafio sempre e também considero uma arte. Como fotógrafa, me sinto instigada por ela e por isso também sou retratista e produzo ensaios femininos, buscando extrair a sensualidade de cada uma.


Ministrei aulas de fotografia na Unisc para o curso de Turismo. Fotografei o dia a dia dos meninos carentes do Projeto “Crescer Sempre”, que resultou em exposição itinerante em Santa Cruz do Sul e uma exposição em Neerpelt (Bélgica). Morei na Bélgica, trabalhando como voluntária num campo de refugiados, onde fotografei as atividades dos moradores. As fotos dos refugiados, bem como de cidades europeias, foram expostas na Casa das Artes Regina Simonis. De volta ao Brasil, morei em São Paulo, onde trabalhei como freelancer para os jornais Diário de S. Paulo, Diário do Comércio, Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo e Valor Econômico (para o qual sou correspondente hoje, no RS). Participei de exposição coletiva sobre alguns bairros paulistanos, no Conjunto Nacional na Av. Paulista. Morando agora em minha cidade natal, participei da produção da exposição “1ª Mostra da Setorial de Artes Visuais de Sta. Cruz do Sul” onde também expus uma obra autoral.

cOMPARTILHE
error: Conteúdo protegido pela Lei de Direitos Autorais!
Skip to content