Henrique Gonçalves
A arte, para mim, não se resume ao palpável, mas ao impacto que ela exerce na vida, inspirando e transformando ideais e perspectivas. Sou artista plástico autodidata desde o final de 2019. Trabalhei com o desenho realista e me dediquei também à prática de performances Drag Queen, artesanato e arte digital, com o objetivo de me desafiar e sair da minha zona de conforto.
Meu foco hoje é retratar a figura humana em óleo sobre tela da forma mais orgânica possível, buscando criar proximidade com o espectador e conectar o público a um pedaço de mim, exposto em tinta sobre a tela. O que destaco em meus trabalhos é a delicadeza das pinceladas, que aplico com cautela em cada momento. Suavidade e sutileza são elementos cruciais para minhas criações.
Desde o fim da pandemia, participei de algumas exposições conjuntas em Santa Cruz do Sul, incluindo feiras culturais, mostras e exposições em espaços culturais como universidades e casas de arte. Além disso, ministrei um minicurso de iniciação ao desenho e à pintura para crianças e adolescentes em meados de 2022. Em 2023, realizei meu primeiro projeto de curadoria na antiga Estação Férrea de SCS.