Imaginário das Artes Visuais
de Santa Cruz do Sul promove
A PRIMEIRA EDIÇÃO DOS
Encontros Imaginários
em novembro
Evento financiado pelo Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo / Sedac-RS no edital Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais será gratuito, aberto à toda comunidade e inédito para o desenvolvimento criativo e profissional dos artistas visuais.
8 de novembro
O evento terá início na sexta-feira, 8 de novembro, às 17h30, com uma visita guiada à exposição Regina Simonis – Vida e Obra, na Casa das Artes Regina Simonis. O público será guiado pela R. Mal. Floriano, admirando os aspectos culturais da cidade, até a Praça da Cultura, onde, às 19h, no Coworking Cultural, acontecerá a abertura oficial do evento com o Painel “As Artes Visuais no Sistema de Cultura” com a presenças de Thomaz Pacheco (OMA Galeria-SP), Adriana Boff (IEAVI/Sedac-RS) e Roberta Pereira (Secult/PMSCS).
9 de novembro
Thomaz, que é criador da OMA Galeria e da escola NanoArt, vem de São Paulo especialmente para o evento. Ele é o palestrante principal do sábado, dia 9, que começa a partir das 9h da manhã, no Memorial da Unisc, abrindo o painel: “O Mercado de Arte”. No turno da tarde, as palestras serão especialmente interessantes também ao público em geral. O evento recomeça às 14h com a palestra de Larissa Carneiro que falará sobre a construção da imagem pessoal do artista e seu posicionamento, seguida por Jaciane Mai, que contará sobre o projeto “Arte na Vitrine”, parceria entre o comércio e as artes visuais. Adriana Boff, diretora do Instituto de Artes Visuais do Estado, dá sequência, apresentando o Clube do Colecionador Contemporâneo, iniciativa do MAC/RS de onde é também diretora. Thomaz Pacheco encerrará o dia, falando sobre os caminhos para construir uma coleção de artes particular, demonstrando como identificar um bom investimento em artistas emergentes e fomentando na plateia o impulso de iniciar sua própria coleção de artes.
22 de novembro
Já no dia 22 de novembro, nos turnos da tarde e noite, será apresentado o painel “A Arte de Criar”, que conta com palestras de Fernando Costa, sobre arte, acessibilidade e inclusão, de Juliane Mai, sobre o processo criativo do artista, e encerra com a convidada especial, a professora Sandra Richter, que apresentará um percurso afetivo da arte brasileira contemporânea.
23 de novembro
O evento tem sequência no sábado, dia 23, manhã e tarde, com o Painel “A Profissionalização do Artista e uma Visão de Futuro”, que conta com a participação especial de Letícia Lau, curadora na Babilônica (POA), que apresentará ferramentas para o desenvolvimento profissional do artista, como a construção do seu portfólio e identidade artística. E encerra com um encontro de cocriação de futuros para a rede Imaginário, conduzido por Magui Kampf.