Imaginário das Artes

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

sobre o projeto

Em 2020, ano em que o mundo vivia a pandemia Covid 19, quando sair de casa era um risco muito grande para a saúde humanitária, um grupo de artistas visuais se mobilizou para começar a transformar suas realidades. O isolamento intensificou a necessidade de viabilizar caminhos para a divulgação e a comercialização de suas obras, ao mesmo tempo que manter um diálogo com o mundo através da arte se fazia imperativo.

Assim, através da articulação da Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura da cidade de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, a então representante dos artistas visuais da cidade, Ivani Ana Friedrich, começou a reunir informações de artistas locais a fim de criar um catálogo com suas obras e biografias, com o objetivo de divulgar a arte local e fomentar a cultura santacruzense.

Em meio a um intenso investimento de energia e criatividade do coletivo para a consolidação do projeto, e uma busca árdua pela captação de recursos, em outubro de 2021 o coletivo conseguiu realizar a “1ª Mostra da Setorial de Artes Visuais de Santa Cruz do Sul”, no Centro de Cultura Francisco José Frantz, Antiga Estação Férrea da cidade. A mostra, que reuniu 36 artistas, contou com curadoria coletiva coordenada por 7 integrantes da exposição e recebeu apoio da Secretaria de Cultura do Município. Essa ação os encorajou a seguirem lutando por espaços no mercado artístico cultural.

O grupo cresceu. Incluindo artistas naturais de Santa Cruz do Sul ou que escolheram a cidade como sua, com as mais variadas técnicas, temáticas e expressões artísticas, o grupo Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul, composto por 80 artistas, se consolida, como um projeto que abraça a produção criativa de artistas visuais e que realiza ações de divulgação, pesquisa e comunicação, fazendo a nossa cultura atravessar limites regionais. Em julho, sua primeira identidade visual, com o labirinto na logo, idealizada por um dos artistas participantes, é lançada.

Em agosto de 2023, o Move – Coletivo Cultural, formado pelas artistas e curadoras Ivani Ana Friedrich, Juliane Mai, Magui Kampf e Nilani Goettems, promove a 1ª exposição que leva o nome do grupo, Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul. A exposição, que contou com recursos dos próprios artistas, reuniu obras de 76 artistas do grupo na Casa das Artes Regina Simonis, ao longo de 30 dias de exibição.

 

Durante o mês, diversas ações em parceria com a Casa das Artes Regina Simonis, impulsionaram o público a visitar a mostra. Como, por exemplo, o pré-lançamento da exposição que contou com uma ação de artes na calçada da Casa das Artes, onde Berma, Digo Tibano e Pepe Fontanari grafitaram suas obras ao vivo, interagindo com o público transeunte. Além disso, a Casa das Artes recebeu visitas guiadas pelo Dia do Patrimônio, promovido pela Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul.

A exposição foi um sucesso e mobilizou a visita de 2820 pessoas, sendo pelo menos 1100 alunos de 25 instituições de ensino do município e região. Para cada visita agendada, grupos de artistas expositores recebiam os alunos e realizavam um intenso projeto educativo para a sensibilização da arte. A repercussão foi muito positiva e obtivemos o carinho e a curiosidade de alunos, professores, além de todo o acompanhamento da imprensa local.

 

Frente à necessidade de um dinamismo típico dos nossos tempos, o projeto avançou, se transformando, desta vez, na criação de uma Plataforma online. A proposta contou novamente com o apoio da Secretaria de Cultura do Município de Santa Cruz do Sul, desta vez com recursos públicos através do 1º edital do Fundo Municipal de Cultura, o FUNCULTURA, de 2023.

Finalmente, em dezembro de 2023, dias 01, 02 e 03, a Plataforma das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul é oficialmente lançada ao público, celebrada com um evento de lançamento no Centro de Cultura Francisco José Frantz, Antiga Estação Férrea, em Santa Cruz do Sul.

 

error: Conteúdo protegido pela Lei de Direitos Autorais!
Skip to content